Mobiliário Flexível

Avaliação Pós-ocupação
  • Conjunto habitacional Jardim das Palmeiras II
  • Bairro Jardim Holanda
  • Setor Oeste
  • PAR – Programa de Arrendamento Residencial da Caixa
  • Renda familiar – até R$ 1.800
  • Área construída da habitação = 53,10 m²
  • Lote = 10 x 25 = 250m²
 Casa 1

Casa entregue sem muro.
As paredes internas foram pintadas e com texturas, a necessidade de uma sala que coubesse seus móveis fez com que derrubassem a parede do quarto, o transformando em sala. Pretendem aumentar a sala para a cozinha e chegar a cozinha para o fundo com  a varanda.

Sua “casa dos sonhos”:

Sala: sofá de canto macio para dormir e com extensor, aparador de vidro com fotos, mesa de centro.
Lavanderia: armário para produtos de limpeza.
Cozinha: armário planejado, sob medida, mesa de vidro e geladeira maior.
Dormitório casal: guarda roupa maior, cama Box, suíte com banheira.
Dormitório filhas: um quarto para cada uma, cama e guarda roupa, cômoda.
Banheiro: mudar cerâmica, cuba, Box, armário com espelho.
Quintal: piscina, jardim, área de churrasqueira, banheiro.

Na casa 1, a sala de estar e jantar receberam nova pintura e acabamento. 1 dos três dormitórios foi transformado em sala de TV através da remoção de uma parede. A adequação dos móveis foi um dos motivos para transformação do quarto em sala. A entrevistada tem planos para mudar para outra residência e relatou que a privacidade é permitida pelo “muro externo sem reboco”. A moradora da casa 1 também utiliza a sala de TV para fazer as refeições.
Casa 2

Moradora da casa à 3 anos.
Vizinhos reclamam do barulho da sua máquina de lavar roupas.
Ela gostaria de melhores condições para estocagem na cozinha.
Mora com o marido e um filho recém separado e um quarto é utilizado pelo “gato de estimação”

“Casa dos sonhos:”

Sala: Queria orta de vidro de correr e aumentar a sala para a lateral,
Queria tirar o sofá e colocar um menor de dois lugares e também uma mesa.
Cozinha: Queria um armário embutido e ampliar a cozinha
Lavanderia: Gostaria de uma armário para guardar produtos (que atualmente ela guarda na cozinha) e uma área coberta.
Dormitório: cama, cômoda, guarda roupa, DVD.
Quintal: Gostaria de um alpendre com cadeiras e área de churrasco.


Na casa 2, a cozinha foi considerada “apertada”. A entrevistada disse que “essa é minha casa, minha vida, meu lar.” A entrevistada disse que o quarto é o local onde tem privacidade e que ler a Bíblia é uma outra atividade de lazer. A moradora da casa 2 faz suas refeições na sala, visto que não existe espaço para uma mesa de jantar.

Ambas as entrevistadas consideram que a casa é facilmente mobiliada com os móveis encontrados no mercado. Ambas as entrevistadas disseram que se adaptaram perfeitamente a casa


Flexibilidade


Um conceito que tem sido explorado com maior propriedade pelos designers mas que frequentemente é discutido quando se fala de arquitetura.

Para se entender um espaço é necessário tomar conhecimento das possíveis ações que serão desenvolvidas nele, isto é, sua a função, e os objetos contidos nele muitas vezes o determinam. Desse modo um espaço pode ser determinado flexível a partir não somente de seu desenho mas também dos objetos presentes em seu interior.

A flexibilidade tambem tem relação íntima com o material que se pretende utilizar, pois, a materialidade interfere a capacidade plástica de uma determinada idéia. Plástico, madeira, metal ou alvenaria tem desempenhos e propriedades caracaterísticas e que se adequam melhor a algumas situações que outras.


Referências
 Loop Chair  - Boaz Mendel
  
POLTRONA JUN ZI, JEFF DAH E YUE SHI
CADEIRA  YII 43, KAO-MING SHEN

 POLTRONA BASKET, TEJO REMY
designer Belga Sebastien Wierinck
 




'softwall' e 'softseat'  - Molo Design






Parede/porta móvel - Lotty Linderman



Parede Móvel - http://www.skyfoldpt.com/




Click Furniture -  Alexander Pelikan

Ego Paris



Ações na Habitação


relações dos espaços

  • A armazenagem é uma tarefa que se sobrepõe a todas as demais.
  • Descanso, estudo e trabalho requerem um nível intermediário de privacidade em relação à realização de atividades como socializar, onde a privacidade é mínima, e higienizar-se, onde a privacidade é máxima. Assim, os espaços de estudo, trabalho e descanso podem ser flexibilizados de modo a permitir a melhor utilização da área interna possível, agregando-se estas áreas à destinada a socialização.
  • A função da casa de prover espaço destinado à alimentação deve ser melhor observada, pois, esta atividade tem uma sazonalidade muito peculiar. Desse modo, o mobiliário destinado deve possuir alguma flexibilidade.
  • As atividades de higienização são relacionadas ao uso de equipamentos hidráulicos cuja flexibilidade não é impossivel, mas um tanto dificultosa d ponto de vista técnico. Portanto os equipamentos com esta finalidade podem ter seuuso otimizado quando agrupados em um ponto fixo.


Possibilidade


  • Manutenção
  • Remoção
  • Flexibilização
Croquis





Projeto

O projeto se desenvolve a partir do princípio de intervenção estrutural mínima.
Além da substituição das esquadrias, foram removidas apenas algumas paredes internas. No perímetro externo correspondente à área intima optou-se por um revestimento que proporcione maior isolamento térmico além de aberturas ampliadas (portas de abrir) para maior circulação de ar nos dias quentes.
O dormitório de casal permaneceu inalterado enquanto os dormitórios de solteiro passaram a ter a possibilidade de se integrar com a sala a partir do uso de paineis flexíveis e de um mobiliário que facilita a liberação do espaço, permitindo a realização de algumas atividades (como receber amigos) com maior conforto. O guarda roupas de solteiro pode ser convertido em estação de estudos ou armazenar a cama.
Sala e cozinha são divididos por um móvel que abriga as funções de estocar e pode ser convertido em mesa.
Na sala, poltronas modulares podem ser reagrupadas de diferentes maneiras e, em conjunto com a mesa flexível, garantem um duplo uso para a área ao se converter em espaço de estar ou jantar.



Adotou-se um novo layout de banheiro que foi reconstruído em alvenaria de modo a possibilitar uma otimização do uso de seus equipamentos.

Todo o conjunto hidráulico foi agrupado em torno das paredes do banheiro. A área de serviço foi ampliada e coberta por laje e um piso que se extende a partir dela convida os moradores a se apropriarem de um espaço antes sub-utilizado: o quintal dos fundos.
 Flexibilidade Material
 dormitório de solteiro
 sala + dormitório de solteiro
 sala + cozinha

Plantas Técnicas

cortes e vistas
dimensões