terça-feira, 6 de julho de 2010

Exercicio de vertivalização

Morar na vertical
diversidade tipológica e de uso


objeto Elaboração de um conjunto habitacional VERTICAL para 100 famílias que priorize a relação dos espaços públicos x espaços privados, além da diversidade de usos e de tipologias habitacionais. Pretende-se dar continuidade no exercício anterior (vila integradora) experimentando as possibilidades de adensamento de áreas centrais para HIS através da implantação em formato VERTICAL. Discute-se também a possibilidade de inserção de HIS em áreas centrais através do adensamento vertical, além da valorização dos espaços de uso coletivo e público do lugar promovendo a noção da “cidade ininterrupta”. Os alunos deverão planejar a gestão do lugar através da inserção no empreendimento de 2.000 m² de área total de espaços de trabalho e equipamentos comerciais que possam garantir a manutenção dos espaços coletivos propostos.

____________________________________________


Continuando o exercicio de se criar habitações com flexibilidade chegamos à terceira etapa: verticalização.




No caso do Mini-habitat foram utilizadas as plantas das unidades anteriores, empilhando 96 unidades das 3 tipologias:



Organizadas no mesmo terreno do exercício anterior da seguinte forma:

"O conceito parte de um plano que se verticaliza e sub-dividese em pavilhoes para criar um pátio interno livre e que ao mesmo tempo favoreca a ventilação e proteja a insolação da tarde".


Estudos para Habitação Vertical


Estudos para Habitação Vertical



... a seguir a implantação e as plantas seguindo essa estrategia:
















Dessa forma foi possível manter alguns espaços ajardinados entre os pavimentos que podem ser utilizados para ampliações futuramente.

O terreo e no primeiro pavimento foram destinados para realização de atividades comerciais.

Em um dos pavilhões há uma área de pilotis aberta para a praça que se extendepor uma escadaria até o telhado do estacionamento.

A disposição dos blocos bloqueia o sol da tarde, proporcionando um ambiente agradável na praça tanto parte interna quanto na parte externa.

O estacionamento coberto posui 100 vagas e tem acesso pela rua Jatai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário