quarta-feira, 31 de março de 2010

Estudos Preliminares


O conceito inicial parte da análise das necessidades mais frequentemente apontadas na APO, tentando estabelecer uma proporcionalidade em relação ao espaço e seu tempo de utilização,procurando relacionar as atividades que poderiam ser abrigadas em áreas comuns na tentativa de maximizar o tempo de uso de acordo com a classificação das ações no esquema anterior.

No estudo de caso foram avaliados dois modelos de utilização espacial: um em que a área coletiva da acesso às áreas privativas implantadas nas extremidades, sendo a circulação central, e outro no qual a circulação é periférica, sendo o conjunto de armazenamento e paredes hidráulicas o obstáculo entre o privativo e o coletivo.

A prposta aqui é permitir o fluxo central, abrindo os comodos para a criação de um grande espaço integrado, mantendo fixos apenas os fechamentos periféricos, onde posteriormente serão alocados os mobiliários para estocagem.
Buscou-se então relacionar as áreas de uso coletivo e semi-privativo, aproximando-as, e isolando um único equipamento de uso privativo. Uma atenção especial foi conferida à ação de dormir (executada em períodos específicos) que fora flexibilizada ao máximo.

Na sequencia estão duas imagens que mostram um princípio de volumentria para uma habitação isolada e uma implantação onde quatro edificações compartilhariam de um espaço comum para área de serviço no centrop dos quatro lotes.





Estima-se que a execução ocorra utilizando-se estrutura metálica com fechamentos em OSB. Uma segunda opção ainda em análise seria o uso de paineis em fibrocimento para fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário