quarta-feira, 31 de março de 2010

Planejamento - parte 01

Condicionantes Físicas
O estudo será desenvolvido no loteamento Jardim Itália, localizado no setor oeste da cidade de Uberlândia-MG. A área possui declividade voltada para sudeste, o que pode auxiliar na diminuição da incidência solar no período da tarde.

O acesso principal ao loteamento ocorre através do prolongamento da Av. José Fonseca e Silva, que percorre os bairros Luizote de Freitas, Mansour e o loteamento vizinho Jardim Europa.

Conforme a lei que trata do Parcelamento e Zoneamento do Uso e Ocupação do Solo - lei 245 – o loteamento Jardim Itália pertence à Zona Residencial 1.

Características da Zona Residencial 1
  •  Lei 245 – Art. 60. Considera-se Zona Residencial 1 (ZR1) a região sul da cidade, a qual acomodará a função habitacional de forma mais restrita e de menor densidade que as demais.
  • Lei 245 – Art. 60. § 5º. Nos loteamentos aprovados antes da publicação desta Lei, situados na Zona Residencial 1 (ZR1), as edificações deverão ter no máximo dois pavimentos acima do nível do logradouro, independentemente do uso, excetuando-se desta restrição os loteamentos Shopping Park e Nova Uberlândia.
  • Art. 71. § 4º. Na Zona Residencial 1 (ZR1), o afastamento frontal será calculado de acordo com as seguintes regras:
    • I - Para edificações com até 02 (dois) pavimentos acima do nível do logradouro, 5m (cinco metros):
    • II - Para edificações com mais de 02 (dois) pavimentos acima do nível do logradouro, de acordo com a seguinte formula, sendo o mínimo de 5m (cinco metros)
      •  AFR = H/5 + 3,00 , onde:
AFR = Afastamento Frontal; H é a medida, em metros, desde o nível médio do meio-fio, até o piso do pavimento mais alto da edificação, exceto casa de máquinas, caixa d’água e terraço com área coberta até 35% da laje.
  • Art. 72. § 2º. III - Na Zona Residencial 1 (ZR1) o afastamento lateral e de fundo será calculado de acordo com a seguinte formula, sendo o mínimo de 4,3m (quatro vírgula três metros):
      •  ALF = H/5 + 2,5 , onde:
ALF = Afastamento Lateral e Fundo; H é a medida, em metros, desde o nível médio do meio-fio, até o piso do pavimento mais alto da edificação, exceto casa de máquinas, caixa d’água e terraço com área coberta até 35% da laje.


Condicionantes Econômicas e Materiais

Para a elaboração deste protótipo serão utilizados os dados obtidos na Avaliação de Pós-ocupação (estudo de campo) realizada em um loteamento com características semelhantes. Segundo esta pesquisa, a maior parcela do público alvo para este tipo de empreendimento possui uma renda que varia em torno de 3 a 5 salários mínimos. Desta forma, os recursos disponíveis para a aquisição do lote e construção de um modelo economicamente viável devem se aproximar da ordem dos R$ 50.000,00.

Estima-se, assim, que a área construída no lote se aproxime dos 50m² de área interna, contemplando aspectos de flexibilidade que atendam a diversidade familiar (família nuclear + cohabitação + DINC) que seja modular, podendo ser ampliada para 60m² e até no máximo 70m². Pretende-se refletir sobre a implantação da habitação em lotes convencionais, priorizando-se o convívio urbano e coletivo, além da privacidade e qualidade espacial em áreas limitadas (terreno padrão 10x25m).

Os modelos tradicionais de habitar também serão discutidos, as novas maneiras de se viver, sistemas flexíveis de produzir espaços domésticos, em moradias destinadas à população com rendimento mensal de 3 a 5 salários mínimos.

 

Condicionantes Socioculturais

Em relação à pesquisa de pós-ocupação (APO) verificou-se:
  • A ocorrência predominante de famílias nucleares com 4 pessoas, residindo em habitação própria sem empregada doméstica, sendo 75% dessas famílias naturais do estado de Goiás.
  • Com relação aos eletrodomésticos destacam-se o uso de geladeira, aparelho de som, lavadora de roupas, televisor, computador e celulares.
  • A motocicleta é o veículo mais utilizado.
  • Os entrevistados demonstraram insatisfação com a dimensão dos espaços, isolamento acústico e de caixilharias, acabamento, segurança, mobília, formato da divisão da casa, área de serviço.
  • Analisando-se o tipo de uso em cada espaço verificou-se que o espaço da sala é o mais utilizado no período diurno, local frequentemente solicitado para: ouvir música, ler ou escrever coisas não relacionadas ao trabalho, estudar, fazer refeições, assistir televisão, conversar com outros moradores da casa, receber visitas.
  • Nos quartos foram citados problemas envolvendo as dimensões (75% regular e 25% péssimo) e também a privacidade em relação aos outros cômodos.
  • O banheiro é a área menos utilizada, sendo requisitado quase que exclusivamente para higiene pessoal. Os entrevistados relataram a necessidade de um melhor acabamento e mais espaço no banheiro para um armário de roupas ou uma banheira.
  • Na cozinha foram relatadas queixas com relação à dimensão e a capacidade de dispor e introduzir eletrodomésticos. No geral, a atividade de cozinhar é realizada pelos próprios moradores diariamente, sendo que eles manifestaram interesse na existência de uma divisória móvel que a integrasse com a sala de estar ou jantar.
  • O lazer em casa está relacionado com a utilização de televisor, DVD, rádio, livros, computador e acesso à internet.
  • De maneira geral a habitação é o lugar onde passam a maior parte do tempo e também o lugar onde estão as pessoas com quem possuem maior vínculo afetivo.
A análise da APO demonstrou a necessidade da criação de espaços de uso coletivo para a realização das principais atividades, mas que proporcionasse certa privacidade nos momentos oportunos. Dentre as ações desenvolvidas na habitação destacaram-se: dormir, higienizar, cozinhar, relaxar, estudar, alimentar, estocar e ler, que foram relacionadas conforme sua compatibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário